Igreja simples: a profecia de Billy Graham

As seguintes palavras foram ditas nos anos de 1958 e 1965 por um dos maiores evangelistas que o mundo conheceu: Billy Graham. 1  Não há entre nós algum homem que tenha conhecido mais multidões do que ele. E para alguém que pisou em mais nações do que o próprio Cristo encarnado e encheu mais estádios do que qualquer apóstolo ou profeta bíblico, sua conclusão a respeito das multidões é simplesmente fascinante. Sem dúvida foram palavras proféticas lançadas há cinco décadas atrás para a atual geração:

Billy Graham

Multidões de cristãos estão chegando ao ponto de rejeitar a instituição que nós chamamos de Igreja. Eles estão começando a aderir formas mais simples de adoração. Estão famintos por uma experiencia pessoal e marcante com Jesus Cristo. Eles anseiam por uma fé que arda em seus corações. A menos que a Igreja recupere rapidamente a autoridade de sua mensagem bíblica, pode ser que testemunhemos um espetáculo em que milhões de cristãos deixarão a Igreja institucional em busca de alimento espiritual. 2

Penso que uma das primeiras coisas que eu faria seria selecionar um pequeno grupo de oito, dez ou doze homens ao meu redor que estivessem dispostos a se reunir algumas horas por semana e pagar o preço. Isso lhes custaria algo em termos de tempo e esforços. Em alguns anos, eu compartilharia com eles tudo aquilo que tenho. Assim, eu formaria de entre os leigos doze ministros que, por sua vez, selecionariam mais oito, dez ou doze homens e os treinariam.

Conheço uma ou duas congregações que estão fazendo isso e estão revolucionando a Igreja. Penso que Cristo nos deu o padrão. Ele gastou a maior parte de seu tempo com estes homens. Ele não gastou a maior parte de seu tempo com as multidões. Na verdade, entre as multidões os resultados não foram muitos. Ao que me parece, os maiores resultados surgiram de sua ministração pessoal e do tempo que ele gastou com os doze. 3

NOTAS:

  1. Do original em inglês em Beyond Evangelical, the Blog of Frank Viola. Billy Graham’s Stunning Prophecy. Acesso no dia 22 de setembro de 2014. Traduzido por @paoevinho.
  2. GRAHAM, Billy. World Aflame, pp. 79-80. Conforme citado por Frank Viola.
  3.  Billy Graham Speaks: The Evangelical World Prospect. Christianity Today, vol.3, no.1. Conforme citado por Frank Viola.
Posted in Igreja Simples and tagged , , .